Imprimir Fechar
Selo de Transparência
Bandeira

Bandeira

A bandeira municipal foi criada com a Lei nº 920 de 19/12/1968.

Criada em 1968 a bandeira de Estrela traz as cores azul, banca e vermelha. A cor azul representa o céu sereno do Brasil. A cor vermelha das rosas é a afirmação de fé e amor da doutrina cristã, ou ainda como símbolo da liberdade e da República Federativa usada na Bandeira do Piratini. A cor branca representa o caráter nobre, altivo e pacífico das pessoas de Estrela, através de seus exemplos de serenidade em todas as horas.

Os triângulos que encerram as cores, representam as três facetas do dístico da bandeira do Rio Grande do Sul, que por proposta de um vereador estrelense passou a ser a bandeira oficial do Estado Farroupilha, oriundo da grande revolução: Liberdade, Igualdade e Humanidade. 


Ao centro, na parte prata, ou branca, está o brasão do município, como na maioria das bandeiras, arrematando o pavilhão.

 

O BRASÃO DE ARMAS

O Escudo tem o formato oval, escudo de princesa, dividido em quatro partes. O primeiro quartel apresenta um ramalhete de rosas vermelhas em campo azul. A rosa tem sua floração intensa em maio, mês da emancipação. O vermelho representa a fé cristã e o azul o céu. No segundo quartel há uma casa colonial, antiga sede da Fazenda Estrela, cercada por um campo verde, lembrando a água do Rio Taquari. No terceiro quartel, encontramos, num primeiro campo, um arado primitivo descansando sobre terra lavrada. No fundo central uma espiga de milho, um milharal e um feixe de trigo representando a Agricultura. Na parte direita um malho, uma bigorna e uma roda dentada, representando a Indústria. O campo é amarelo, representando nossa fidelidade às instituições do governo. No quarto quartel, uma pira inflamada de chamas rubras, um livro descansando sobre uma estante e a constelação do Cruzeiro do Sul lembram a Educação. 

 

licitações
Selecione abaixo uma das modalidades para realizar o filtro das licitações do município de Estrela.