Imprimir Fechar
Selo de Transparência
Dicionário de Estrela

Dicionário de Estrela

Para o cidadão alheio à pesquisa, que se interessa em conhecer a história do seu município, e queira aprofundar seus conhecimentos gerais de forma abrangente, tomando em consideração a evolução histórica do meio em que se encontra para chegar a uma visão geral da problemática atual, terá que enfrentar alguns obstáculos quase que intransponíveis. Resumem-se estas, basicamente, em dois itens: primeiro, o tempo necessário para buscar a documentação e, segundo, a insuficiência de arquivos antigos organizados,ou seja: como procurar e aonde procurar?

O que para o estudante e qualquer cidadão comum seriam barreiras quase que invencíveis, para o historiador experiente se toma um desafio, um tanto maior quanto mais difícil de se chegar àsorigens, às circunstâncias em que se deram fatos de importância histórica, à procura da solução do quebra-cabeças feito por inúmeros pequenos acontecimentos da micro-história local e regional que influenciaram decisivamente para compor a macro-história e vice-versa.

Felizmente, para os estrelenses. Dois fatores afortunados vêm ao encontro do curioso e eventual estudioso: a presença de um pesquisador experiente em nossa região, jáconhecido por suas obras anteriores, fundador do Instituto Histórico e Geográfico do Vale do Taquari, professor José Alfredo Schierholt e aparceria do poder público municipal, patrocinando a pesquisa, e a iniciativa da Associação Comercial e Industrial de Estrela, patrocinando a impressão gráfica da obra.

Com competência, credibilidade e imparcialidade, o livro Estrela 2001 proporciona aos estudiosos da região em geral e aos estrelenses em particular um compêndio de minuciosas pesquisas, que será, por muito tempo, a enciclopédia padrão para quem queira saber algo sobre a origem do município de Estrela, de sua cultura, de suas comunidades, de suas famílias, de suas sociedades esportivas, dos partidos políticos e muito, muito mais, demonstrando que o município-mãe que deu origem aos demais municípios da região do Vale do Taquari continua se destacando em todos os setores da atividade humana.

A bondade do Autor em nos confIar a tarefa de prefaciar sua volumosa obra, certamente, provem da amizade que se firmou nos anos de reuniões e palestras em conjunto, para difundir os ideais da preservação do legado cultural dosnossos ancestrais.

Agradeço sensibilizado a honrosa incumbência.

Finalmente, formulamos nossos votos de que esta obra, que se destaca como um marco na historiografia do Valedo Taquari, tenha a aceitação dos estudiosos e do público letrado que ela merece.

Estrela, 15 de outubro 2001

Werner H. E. Schinke
Presidente do Centro Cultural
25 de Julho Vale do Taquari

licitações
Selecione abaixo uma das modalidades para realizar o filtro das licitações do município de Estrela.