Imprimir Fechar
Selo de Transparência
Notícias
13/07/2017

Academias ao ar livre e brinquelândias já contam com usuários fieis

No Bairro Boa União, nova unidade do projeto recebe diariamente pessoas de todas as gerações de idade
Crédito: Rodrigo Angeli
Dias após terem as obras de instalação concluídas, as novas academias ao ar livre e brinquelândias do município já recebem a fiel visita diária de pessoas das comunidades. No Bairro Boa União, uma das novas unidades do projeto da Prefeitura de Estrela, pessoas das mais diversas idades e objetivos visitam diariamente o local oportunizado pelas secretarias de Esportes e Lazer (Smel) e Obras Públicas. Nesta primeira fase, também receberam os espaços os bairros Auxiliadora e Moinhos. O projeto prevê, numa próxima etapa, a instalação de academias nos bairros das Indústrias, Oriental e Imigrantes, onde os brinquedos já foram colocados. Pinguela e Pinheiros também receberam as chamadas brinquelândias. 

Levados pela mãe, os irmãos Matheus (4) e Mathias Weber (2) não deixam de brincar no novo local ao menos duas vezes ao dia. Pouco ao lado, Edele Nicolay (51) e a amiga Nelci Kalkmann (69) conversam enquanto se exercitam num dos equipamentos. “Ficou ótimo. Antes saia caminhando pelas ruas do bairro. Ou precisava ir até o Parque Princesa do Vale. Mas é muito longe para ir a pé. Agora tenho isso aqui pertinho de casa e ainda encontro companhia”, revela Adele. E Nelci, que por sete anos fez ginástica e atividades em programas no ginásio da comunidade, mas estava um pouco parada, está adorando a nova rotina. “Voltei a me exercitar. Venho aqui, num local que é perto de casa e ficou muito bonito, movimentado, e ainda aproveito para conversar com minhas amigas”, destaca. Em passadas largas e aceleradas, Alzenir Rodrigues dos Santos (31) utilizava o espaço dedicado às caminhadas. “Foi bom para a comunidade como um todo pois há espaços para todas as pessoas. Tem quadra de esportes, local para caminhar, para brincar, se exercitar. Esperamos que aproveitem e cuidem”, alertou.        

Saiba mais

Cada academia possui onze equipamentos: puxador duplo, peitoral duplo, adutor e abdutor de pernas, abdominal duplo, simulador de cavalgada, paralela dupla, roda de ombro dupla, jogo de barras com espaldar, simulador de esqui duplo, leg press duplo e simulador de caminhada triplo. A proposta é possibilitar a prática de atividades físicas para a população em geral e um espaço lúdico para as crianças, para que as famílias possam usufruir. Após a instalação das academias a Secretaria de Esportes e Lazer vai disponibilizar um profissional da educação física, em horários alternativos, com o intuito de orientar os frequentadores a tirarem o máximo proveito dos aparelhos e também evitarem o uso incorreto.  
Segundo o secretário da Smel, Julio Saldanha Pereira, o Governo de Estrela vai seguir trabalhando para conquistar mais academias, a fim de contemplar os bairros que não receberam as unidades ainda.
Fotos: Rodrigo Angeli
licitações
Selecione abaixo uma das modalidades para realizar o filtro das licitações do município de Estrela.